quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cheesecake de berinjelas









Ingredientes:

1/2 copo de azeite extra virgem, mais uma colher (sopa),
2 berinjelas médias cortadas no comprimento e então em fatias de 2 cm (mais ou menos 700 gramas),
150 gramas de queijo feta, esmigalhado em pedaços grandes,
3 ovos,
150 gramas de cream cheese,
250 ml de creme de leite fresco,
150 gramas de tomate cereja, cortados no comprimento ( deixe-os sobre uma peneira com um pouco de sal, para perder água),
10 gramas de orégano fresco,
1 1/2 colher (sopa) de zaatar, ( especiaria árabe),
sal e pimenta do reino.

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 210º C. Forre uma assadeira de 19 cm de diâmetro com papel alumínio e unte com 1/4 de copo de azeite extra virgem. Reserve.
Em outra forma, colocar as fatias de berinjela sobre papel manteiga e  coloque sobre elas 1/4 copo de azeite extra virgem, de modo que as berinjelas absorvam o azeite. Tempere salpicando sal e pimenta do reino. Asse por 40 minutos ou até que as berinjelas fiquem macias e douradas. Deixe esfriar.
Abaixe a temperatura do forno para 170º C.
Em uma tigela, com a ajuda de fouet, misture as gemas com o cream cheese, o creme de leite fresco, sal, pimenta do reino e o queijo feta, até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Arrume as berinjelas na assadeira forrada com papel alumínio, de maneira que fiquem encostadas uma na outra "quase em pé".
Preencha as lacunas com tomates cereja. Espalhe o orégano sobre as berinjelas e tomates.
Acrescente o creme de ovos reservado sobre as berinjelas e leve ao fornopara assar, por 35 a 40 minutos, até formar uma crosta dourada.
Remova do forno, deixe esfriar um pouco, regue com 1 colher (sopa) de azeite extra virgem, polvilhe com o zaatar e sirva.

Nenhum comentário: