domingo, 17 de maio de 2015

Pão integral.


   Durante essa semana fiz um curso de Panificação com o Chef Eduardo Beltrame. Amei as aulas, aprendi vários modos de modelar os pães e várias receitas deliciosas. Amo pão de forma integral, ainda mais se nele tem castanhas do brasil. Fiz ontem a noite para o meu café da manhã.
   Ingredientes:
1000 gramas de farinha de trigo ( pode ser 500 gramas de farinha de trigo comum e 500 gramas de farinha de trigo integral),
100 gramas de manteiga de tablete sem sal,
20 gramas de sal,
30 gramas de fermento fresco de tablete,
10 gramas de extrato de malte ou glucose (karo),
100 gramas de açúcar refinado,
100 gramas de castanha do brasil, triturada, dividida,
600 mililitros de água em temperatura ambiente (não deve ser morna).

   Misture todos os ingredientes e faça com as mãos uma farofinha, dissolvendo assim a manteiga e o fermento. Acrescente água aos poucos. Unte as mãos com óleo sempre que necessário para a massa poder ser sovada e não grudar muito nas mãos. Sove muito bem, rasgando a massa. Quanto mais você sova a massa, mais o glúten se desenvolve. Passe um pouco de óleo na mesa ou balcão onde você está sovando a massa; divida a massa em duas partes iguais, coloque-a sobre o óleo, cubra com um plástico e deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa com as mão, enrole-a formando um cilindro. Nesse momento acrescente a massa um punhado de castanhas do brasil trituradas, ou nozes, frutas cristalizadas... Unte duas formas para pão com margarina. Coloque a massa com a parte da emenda para baixo e localize-a em uma das laterais da forma (não no centro dela).
   Deixe que a massa cresça em um lugar escuro e quente por uma hora, mais ou menos, até que dobre de tamanho. Leve assar em forno preaquecido a 180°C por 25 a 30 minutos, ou até corar.

Nenhum comentário: