domingo, 12 de abril de 2015

Torta de damasco e chocolate


PARA A MASSA
Ingredientes:

2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo,
1/2 xícara (chá) de açúcar,  
1/4 xícara (chá) de chocolate em pó,  
1 xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente, 
1/4 xícara (chá) de água,  
1 colher (chá) de fermento em pó. 

Modo de Preparo: 

    Numa tigela, junte a farinha, o açúcar, o fermento, o chocolate em pó e a manteiga. Com as pontas dos dedos, misture até obter uma farofa.Acrescente a água e amasse ligeiramente até formar uma massa lisa.      Faça uma bola com a massa e embrulhe em filme. Leve à geladeira por 20 minutos. 
    Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). 
    Unte uma forma de fundo removível (própria para tortas) de 25 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais com uma parte da massa.  
    Retire a massa da geladeira e divida em duas partes. Numa superfície enfarinhada, , abra as duas partes de massa com um rolo de macarrão               
   Na forma forrada com a massa, coloque o recheio e cubra com a outra parte da massa, pressionando as bordas para fechar bem. 
    Leve a forma ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até a superfície da torta começar a dourar.  
    Retire do forno e passe uma faca de ponta redonda na lateral da forma. Deixe esfriar. Para desenformar, remova a lateral da forma. Cubra com a cobertura e leve à geladeira por 20 minutos antes de servir. 

 PARA O RECHEIO 

 Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar,  
4 gemas,  
1 1/2 xícara (chá) de
 creme de leite fresco,
1 xícara (chá) de damascos picados, 1/2 xícara (chá) de nozes picadas, raspas de 2 laranjas,  
1 pitada de sal.

Modo de Preparo. 

    Leve uma panela com o açúcar ao fogo alto para derreter. Com uma colher de pau, misture de vez em quando até caramelar por, aproximadamente, 6 minutos. 
    Aos poucos, junte 1 xícara (chá) do creme de leite fresco. Mexa bem para o caramelo dissolver. Quando a mistura estiver bem lisa, desligue o fogo e reserve.  
    Numa tigela, misture bem o damasco picado, as raspas de laranja, o sal, o restante do creme de leite, as gemas e as nozes.  
    Na panela com o caramelo, acrescente a mistura da tigela e leve ao fogo médio por 5 minutos ou até engrossar, mexendo sem parar.         Desligue o fogo e reserve. Use o recheio quando ele estiver frio. 

 PARA A COBERTURA
 Ingredientes:
100  gramas de chocolate meio amargo picado,
100 gramas de chocolate ao leite, 
100 ml de creme de leite fresco.
Modo de Preparo: 
Com uma faca afiada, pique o chocolate. Leve ao microondas por 1 minuto.Mexa bem até o chocolate derreter totalmente. Acrescente o creme de leite e misture bem. Com o auxílio de uma espátula, cubra a superfície e as laterais da torta com o chocolate derretido.

Observação: Esta torta parece mas não fica muito doce. No recheio o damasco contrabalança o doce do caramelo.

Nenhum comentário: