sábado, 4 de abril de 2015

Creme de inhame salpicado de linguiça e coentro




O inhame é um tubérculo comestível com o qual se pode fazer cremes, sopas, purês ou bolos. É uma boa fonte de vitamina B6, nutriente que tem demonstrado reduzir o risco de doenças cardíacas.Também é boa fonte de potássio, ajudando a controlar a pressão sanguínea. É ótima fonte de vitamina C, que melhora o fluxo sanguíneo renal e desta maneira, reduzindo a pressão arterial.

A presença de antioxidantes e vitamina C, ajuda a proteger o corpo dos radicais livres que causam o estresse oxidativo, que está associado a diversos tipos de câncer, incluindo o de pulmão, boca, garganta, cólon, estômago e esôfago.
A vitamina C também ajuda na geração de vitamina E ( outro antioxidante útil,
É rico em fibras e é um carboidrato complexo, absorvido pela corrente sanguínea de forma gradual, mantendo-o satisfeito por mais tempo e além disso é muito baixo em calorias.
Preciso listar mais benefícios?

Esse creme de ihame tem um toque nordestino, por conta do coentro, lembrando os famosos "caldinhos" que são vendidos na praia e em bares e restaurantes nordestinos até em pleno verão.

Muito simples de ser executado:
Refogue em uma panela :
1 cebola cortada em quadradinhos,
2 dentes de alho,
3 inhames,
1 cubo de caldo de vegetais ou sal a gosto.
Cubra com água e cozinhe até que o inhame fique macio.  Depois de cozido, bata no liquidificador acrescentando um pouco mais de água ou não conforme queira a espessura do creme.

Ao mesmo tempo, enquanto o inhame cozinha, leve a uma panela com água :
4 gomos de linguiça de lombo de porco.
Cozinhe até as linguiças estejam estufadas (cozidas). Retire as películas que as envolve e parta-as com as mãos. volte à panela e deixe a água em que foram cozidas, secar. 
Acrescente um pouco de azeite e deixe que fiquem crocantes.
Na hora de servir acrescente sobre o creme uma pequena porção das linguiças, coentro e cebolinhas picadas.

Nenhum comentário: