segunda-feira, 20 de abril de 2015

Cozinhando com sobras.

Ensopado de frango com bolinhas de massa do chef Jamie Oliver.
O chef ensina a aproveitar todas as sobras do frango assado, até os ossos.

Ingredientes Dumplings:
250g de farinha de trigo com fermento,
125g de manteiga sem sal gelada, 1 pitada de sal,
100ml de água filtrada.

Modo de preparo do ensopado de frango:
Sobras de frango assado (até 300g de carne, mais ossos e cartilagens),
4 fatias de bacon defumado,
Azeite de oliva,
2 cebolas cortadas em cubos,
3 cenouras grandes fatiadas,
3 batatas médias cortadas em cubos,
3 ramos de alecrim fresco (ou outras ervas e hortaliças aromáticas que tiver),
2 folhas de louro frescas,
200g de cogumelos-de-Paris frescos fatiados (champignon),
1 colher (sopa) de farinha de trigo (bem cheia).

Modo de preparo Dumplings:
Coloque a farinha de trigo com fermento e uma pitada de sal em uma tigela, adicione a manteiga e misture bem até os ingredientes se combinarem. Acrescente a água e amasse até obter uma massa que você consiga fazer uma bola. Separe em 12 pedaços e modele bolinhas.

Ensopado de frango:
Tire toda a carne que estiver presa à carcaça do frango e remova os ossos. Mexa os pedaços de carne para que fiquem igualmente envolvidos com o molho ou suco do frango que ainda restar. Leve ossos e cartilagens para cozinhar em um litro de água, acrescentando dois ramos de alecrim. Deixe ferver e cozinhe em fogo brando por pelo menos 20 minutos, removendo com uma escumadeira qualquer espuma que se formar na superfície. Enquanto isso, corte o bacon em fatias de aproximadamente um centímetro e leve a uma panela em fogo médio com um fio de azeite. Adicione um ramo de alecrim, o louro, as cebolas cortadas em cubos e as cenouras fatiadas (você pode aproveitar as cascas das cenouras no caldo, para isso lave-as muito bem com uma escovinha de cerdas firmes). Cozinhe por dez minutos ou até ficar macio e caramelizado. Corte as batatas em pedaços de dois centímetros e acrescente à panela, com uma colher bem cheia de farinha de trigo, para engrossar. Junte o caldo coado e misture para que fique cremoso. Adicione os pedaços de frango com todo o resto de suco que ainda tiverem e os cogumelos. Cozinhe até que tudo esteja macio e que o molho esteja encorpado. Transfira o ensopado para uma travessa refratária, soltando o fundo com água se tiver ficado um pouco aderido. Arranje os dumplings (receita acima) e tampe. Leve ao forno a 190ºC por 30 minutos ou até que os bolinhos estejam fofos e cozidos. Sirva com arroz .
As modificações que eu fiz foi acrescentar um pouco de molho de tomates para dar uma corzinha e não fiz as bolinhas de massa.

Nenhum comentário: