quarta-feira, 27 de julho de 2011

Massa para lasanha ou macarrão sem glúten

Ingredientes:
  • 500 gramas de farinha preparada sem glúten: ( 3 xícaras (chá) de farinha de arroz, 1 xícara (chá) de fécula de batata, 1/2 xícara (chá) de polvilho doce),
  • 5 ovos inteiros (retire a película da gema),
  • 5 colheres (sopa) de óleo,
  • 1 colher (chá) de goma xantana,* se você não usar a goma xantana a massa não terá liga e não dará certo.
  • sal a gosto,
  • água até dar liga.
O modo mais prático de fazer é colocar todos os ingredientes no processador de alimentos com a pazinha própria para bater massa, pulsar até que a massa comece a formar uma bola, colocar água aos poucos até que forme uma bola que se desprenda do fundo do processador. A massa fica meio dura. deixar descansar e abrir num cilindro ou máquina manual de macarrão.
Se voce não tiver nenhum aparato, abrir como rolo de macarrão, deixando a massa bem fina, polvilhar com farinha preparada, enrolar como rocambole e cortar em pedaços pequenos que depois de desenrolados formarão massas de macarrão como na foto acima. Se for massa para lasanha corte em retângulos.
Fica muito gostoso!

Goma xantana: o que é e para que serve

No momento de fazer pão sem glúten deparamo-nos com muitos problemas. O pão parece que não fica igual, não sabe ao mesmo, não tem a mesma textura e é difícil ou quase impossível fazer pão só com um tipo de farinha.
O glúten confere características à massa que permitem que se mantenha fofa e unida. Com glúten, o pão tem a elasticidade, a consistência e o aspeto que estamos habituados a ver e saborear.

Mas fazer pão sem glúten não é impossível, só temos de juntar farinhas que mimetizem as propriedades das farinhas com glúten e usar quando necessário auxiliares preciosos como a goma xantana.

A goma xantana é um aditivo natural já que é um polissacarídeo obtido pela fermentação de uma bactéria. Muitas vezes provém da fermentação de milho, por isso atenção se tiver algum tipo de intolerância ao milho.

 
Atualmente, encontra-se com facilidade à venda. Vende-se na forma de pó e pode ser usada com diversos fins: espessante, estabilizante, emulsionante, agente de suspensão, encorpante para saladas, molhos, produtos instantâneos, sobremesas, confeitaria, produtos lácteos, sumos de fruta e pastelaria.

Esta goma vai permitir que a mistura de farinhas tenha características semelhantes à mistura com glúten pois será possível conservar os gases resultantes da fermentação, permitindo um pão fofo e consistente.



Por norma, por cada chávena de farinha pode acrescentar-se entre ½ a 1 colher de chá de goma xantana mas o melhor será seguir uma receita da primeira vez que utilizar este auxiliar.
EsmeraldAzul sugere que se ainda não conseguiu acertar com uma receita de pão/bolachas/biscoitos sem glúten, experimente uma receita que inclua goma xantana. 

EsmeraldAzul – para uma vida saudável, consciente e sustentável.
- See more at: http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/goma-xantana-o-que-e-e-para-que-serve/#sthash.LGlwG5fU.dpuf

19 comentários:

Punto & Massa disse...

olá tudo bem? Me chamo Ana Paula e trabalho com massas italianas...queria saber o que você achou desta massa? você gostou? eu tenti fazer uma mas levava araruta no lugar do polvilho e ficou péssima. nem deu para abrir no cilindro, não deu liga e ficou amarga...

Punto & Massa disse...

você gostou do resultado desta receita? tentei postar anteriormente mas deu um erro, se puder, entre em contato comigo paulazamboni@hotmail.com ou visite meu blog puntoemassa.blogspot.com.br bjo

Gustavo V.F.D disse...

Receita legal, vou tentar fazer, pois estou precisando.. tem alguma variação da massa?? sem glúten???

Gustavo V.F.D disse...

Gostei muito da sua receita, vou tentar.. Existe alguma variação para massa sem glúten??

Anônimo disse...

vou fazer essa receita. Obrigada

Anônimo disse...

vou fazer a receita. Obrigada

Unknown disse...

bom dia , ta ai um macarrão que ñ consigo fzr, vou testar sua receita. mas eu consigo passar ela na maquina elétrica com o bocal do talharim ? entra e veja meu face: pastificio tognarelle

Anônimo disse...

Bom dia Sil!
Primeiramente quero dizer que gostei muito do seu blog. Também sou apaixonado por culinária, gosto e faço massas italianas artesanais. Então, tenho alguns amigos que têm intolerância ao glúten e, estão me pedindo uma massa livre de glúten.
Bom, tentei fazer a receita q. você postou, mas a massa continua quebrando, não tem elasticidade, não consigo passa-la pelo cilindro.
Gostaria que você me desse uma dica. Obrigado Alfredo Borges

Unknown disse...

vou fazer , tomara que de certo , pois adoro massas , mas tenho intolerancia a gluten e lactose , depois digo se ficou bom.

Unknown disse...

Parece facil vou fazer Deus te abençoe

Receitinhas da Sil disse...

A goma xantana não pode faltar!!! É ela que dá macies e deixa a massa flexível. Sem ela a massa fica quebradiça!

Receitinhas da Sil disse...

A goma xantana não pode faltar!!! É ela que dá macies e deixa a massa flexível. Sem ela a massa fica quebradiça!

Anônimo disse...

não consegui infelizmente , a massa nao deu liga ficou quebradiça nao pude aproveitar pra nada

Receitinhas da Sil disse...

Se não for usada a goma xantana a massa não dá liga e fica quebradiça. É isso que deve ter acontecido com sua massa sem glúten!!!!

Unknown disse...

Acabei de fazer a receita desta massa. Ficou um espetáculo e hoje vamos ter capeletti sem gluten. Sou grata pela receita.

Cia. Encantadoras de Contos disse...

Boa noite. fiquei com uma dúvida na sua receita de macarrão sem glutem. Na receita diz que é uma colher de chá da goma xantana pra 500g do preparado de farinha.Mais abaixo, quando explica o que é a goma xantana, diz que pra cada xicara de farinha vai uma colher de cha da goma. Então, qual a quantidade certa?
Obrigada
Angela

Márcia Leila disse...

Desculpe minha ignorância, mas o que vem a ser "farinha preparada"?

Receitinhas da Sil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Receitinhas da Sil disse...

No começo da receita diz para vc misturar farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce. É a "farinha preparada".
Pará conseguir trabalhar essa massa vc deve acrescentar a goma xantana não pode faltar, senão ela fica quebradiça!