Ingredientes:
- 1/2 quilo de fígado de galinha,
- 50 gramas de toucinho fresco,
- 250 gramas de manteiga,
- 1 cebola ralada,
- 1 folha de louro,
- 1 colher (chá) cheia de sal,
- 1 colher (chá) de pimenta do reino,
- 1/2 copo de vinho Izidro, seco,
- 2 1/2 colheres (sopa) de conhaque,
- 1/2 colher (café) de noz moscada.
Lavar e limpar muito bem os fígados, cortar em pedaços pequenos. Cortar o toucinho em quadradinhos. Colocar em uma panela 50 gramas de manteiga, a cebola ralada e o toucinho e fritar até a cebola murchar bem e o toucinho derreter, mexendo sempre. Acrescentar o fígado e os temperos. Frite bem sem deixar escurecer. Colocar o fígado cozido em uma tigela e bata aos poucos no liquidificador, enquanto ainda estiver quente, retirando apenas o louro.Passe o patê por uma peneira. Acrescentar o conhaque e o vinho Izidro. Em um processador juntar ao fígado batido 200 gramas de manteiga e bater até encorpar bem. Acerte o tempero e coloque em uma forma untada com azeite. fazer de véspera e servir com torradas.
* Achei que 500 gramas de fígado era muito pouco e fiz a receita dobrada...rendeu muuuuuiiiito...é besteira dobrar a receita, a não ser que você vá servir patê para um "batalhão"!!!
A solução que achei foi o congelamento de pequenas porções...e não é que deu certo???? Prá quem gosta de patê de fígado como eu foi a melhor solução!!!! Pois assim sempre o terei prontinho no freezer!!!!! E para descongelar é só colocá-lo na geladeira de um dia para o outro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário