segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Presunto tender iluminado








Faço todos os anos! Parece trabalhoso, mas não é!!!! Simplesmente delicioso. Sirva se quiser um acompanhamento mais simples, com arroz branco que depois de cozido é enfeitado com amêndos em lascas passada na manteiga.

Para essa receita é necessário que você tempere de véspera e leve à geladeira um presunto tender com os seguintes temperos:

2 xícaras (chá) de suco de laranja,
1 garrafa  de suco de abacaxi maguary,
5 cravos-da-índia,
4 folhas de louro,
1 copo de vinho branco seco.

Complete com água até cobrir o tender. No dia seguinte, leve ao fogo com a marinada e deixe dar uma fervida por meia hora.
Retire-o depois de cozido, tire o excesso de gordura e a pele grossa e  com estas forre o fundo de uma assadeira. 
Coloque o tender sobre a gordura e a pele que foi retirada e leve ao forno por meia hora para secar. Retire o tender e coloque em uma assadeira maior e em volta do tender coloque rodelas de abacaxi  em calda (você deve deixar o abacaxi em uma peneira por um tempo para poder escorrer bem a calda dele) . Pincele com a cobertura inclusive sobre os abacaxis e leve assim ao forno , para dourar. se quiser faça losângulos na superfície do tender e enfeite com cravo-da-índia.

Cobertura:

Coloque numa vasilha:

3 a 5 colheres (sopa) de melaço de cana (é fácil encontrar no Pão de Açúcar na sessão de mel),
1 colher (sopa) de mostarda,
1 colher (sopa) de molho inglês,

Cubra todo o tender com essa cobertura e volte ao forno mais um pouco para secar bem.

Acompanhamentos:

Maçãs gelatinadas:

1 litro de groselha,
12 maçãs.
Retire as sementes por cima e por baixo, descasque-as e leve as cascas ao fogo com:
2 xícaras (chá) de karo, rótulo vermelho,
2 xícaras (chá) de água,
2 xícaras (chá) de groselha.
Deixe ferver até reduzir o caldo. Em outra panela, de fundo largo, coloque as maçãs com o restante da groselha e deixe cozinhar até ficarem macias,. Quando prontas, peneire sobre as mesmas o caldo das cascas.

Arranjo do prato:

Numa bandeja grande, coloque o tender no centro, fatias de abacaxi a volta, intercaladas com as maçãs, pêssegos e figos em calda (deixe escorrer a calda com as frutas em uma peneira) .
Nos cortes dos losangulos arrume fios de ovos e cerejas em palitos de dente, você pode colocar apenas cravos se quiser, ou intercalar os dois...
Faça flores de ameixa preta e queijo prato e espete toda a volta do tender.
Por fim , coloque velas decorativas, que serão acesas no momento de ir para mesa.

Ganhei essa receita da Dona Diva, minha esteticista, há muitos anos atrás... Desde então nãodeixei de executá-la um ano sequer! Se você quiser fazer mais simples faça o tender da maneira descrita, nos losangulos coloque cravos-da-índia, e só enfeite com frutas em calda à sua maneira...Fica delicioso e o fato de ser cozido antes faz com que fique macio, saboroso e perca um pouco do sal tão prejudicial à saúde!!!! Mãos à obra e Bom Natal!!!! É delicioso, todo mundo que experimenta adora!!!!
Nesse ano arrumei o tender já fatiado com abacaxi que assei junto com o tender, figos em calda e cereja fresca.

Um comentário:

Silvia Cunha disse...

Esse tender é delicioso e faz muito sucesso. Fazemos todos os anos no Natal.