sábado, 29 de novembro de 2008

Culinária Libanesa.


A culinária é parte da herança fundamental de um povo. A do líbano é uma arte refinada, e o preparo de seus pratos, um ato de amor e reverência. É repleta de aromas, temperos e ervas, verduras recém colhidas, legumes em cordões, potes de manteiga, carnes em conserva. Vidros de azeitonas, azeite de oliva, trigo e lentilha, pães, coalhada secando em pano branco. 
Comer e oferecer comida são demonstrações de afeto. O hábito libanes de fazer visitas inesperadas é pretesto ideal para a mezze- de acento francês, vem da expressão árabe alloumaza, que significa " aquilo que é degustado, saboreado delicadamente com a ponta dos lábios". O mezze é composto de várias porções de conservas e iguarias, servidas em pratinhos redondos e fundos de cerâmica marrom.
O pão é presença obrigatória na mesa: às vezes, substitui os talheres, como invólucro para saladas, carnes e pastas. Cabrito e carneiro são os animais mais criados nas aldeias. Entre as aves, pombas, codornas e perdizes são muito apreciadas.
A coalhada é um dos pratos mais consumidos pelo povo do Líbano, das mais variadas maneiras. Seu preparo é uma corrente ancestral: um dos processos culinários mais antigos do mundo. Os peixes são consumidosquase naturalmente: grelhados na brasa, perfumados por alho, com suco de limão e azeite de oliva. 
Muito consumidos também são os doces, generosos em caldas e perfumes. Aromatizados com almíscar ou essências de flores, são incrementados por frutas secas (tâmaras, figos, damascos, uvas, pinoles, amêndoas, nozes e pistache) ou nata.

Algumas iguarias libanesas:

Mezze: composto por azeitonas, tabule, folhas de alface, pepinos em conserva, coalhada, pão árabe e hommus. É servida como entrada, acompanhada de pão árabe (khobz).

Coalhada: saboreada no café da manhã, nas mezzes, doce ou salgada, líquida ou pastosa, fresca, seca ou cozida. Serve como acompanhamento , tempero, base para outros pratos e como refresco (diluída em água no verão). Pode ser feita com leite de cabra, vaca ou de búfala.

Alguns temperos libaneses:

Pimenta síria: é uma combinação de sete especiarias (coriander, cominho, rosa, mahlab, noz moscada, canela, paprika doce, gengibre, pimenta preta, pimenta vermelha, cloves, galangal.)

Snoubar: sementes de um tipo de pinheiro, Pinus pinea, nativo da região do mediterrâneo. É conhecido também como pignoli e usado no preparo de massas, esfihas, charutos recheados, coalhadas e algumas sobremesas.

Zaatar: condimento salgado da culinária árabe e libanesa, é uma mistura de folhas verdes de tomilho, secas e moídas, com sementes de gergelim e sumac.

Sumac: pó vermelho e ácido extraído das frutas da planta sumagre. Acelga recheada e tabule são alguns dos pratos preparados com esse tempero.

Áraque ( ou arak): nome dado aos destilados produzidos nos países do Oriente Médio, Índia, Indonésia, Grécia, Turquia e Egito. São aromatizados com anis e outras especiarias. Na Síria e no Líbano, é destilado da uva; no Iraque e no Egito, da tâmara.

Tahine: pasta espessa feita com sementes de gergelim, utilizada na culinária do Oriente Médio. É empregada como tempero, em molhos e pastas.

Misque:  Ou miski. Resina vegetal de cor clara originária da árvore Pistachia lentiscus, de sabor forte e muito utilizada para aromatizar doces como o mualabie (espécie de manjar) e na composição da bebida rahat. Adquiridos em forma de pequenas pedras, que devem ser trituradas para compor os pratos.

Água de flor de laranjeira (maé zahar): essência típica da culinária sírio-libanesa, é utilizada para aromatizar vários doces, com0 o roz bhalib (creme de arroz e leite).

Pistache: semente verde-clara, do tamanho de uma azeitona e comum no Mediterrâneo, é muito apreciada com aperitivo, empregada em doces e pratos salgados.

Pimenta-da-Jamaíca: diferente das outras pimentas, tem sabor suave e perfumado.
 
Pesquisa realizada nos sites:  rgnuti.com.br e basilico.uol.com.br.

Nenhum comentário: