Entrei em contato com essa receita na aula de culinária dada pelo chef Renato Caleffi, no shopping Morumbi no mes de Junho, mas só agora é que fui experimentar a receita! Fiz umas modificações e não ficou muito diferente da original mas dei o meu toque juntando um pouco de damasco seco e o óleo para wok do livro " Nigella Express" que adquiri recentemente.
Nele Nigella diz que devemos ter na despensa vários tipos de temperos que podem deixar a nossa comida mais saborosa. Fiz o óleo e achei divino! Numa garrafa pet de óleo de girassol ou outro óleo vegetal coloque mais 50 ml de óleo de gergelim torrado (a venda em casa de produtos orientais), 4 fatias de um dente de alho, um pedaço de gengibre com 6 cm, em fatias, ( dá prá retirar tampinha interna com a ajuda de uma faquinha). Deixe descasar por 48 horas e coe.
Faça o arroz integral da seguinte maneira: Para cada xícara de arroz use 4 de água. lave bem o arroz e deixe secar bem. Sele o arroz sem tempero com um pouco do óleo wok, suficiente para lubrificar bem os grãos. Manter a mesma temperatura do começo ao final. Utilizar água quente; não pode estar fervendo e nem fria. Não mexa o arroz durante o cozimento. Ao formar buracos, como se fosse um formigueiro, quase seco, mas ainda com algumas poças de água e vapor lateral, desligue o fogo e tampe toda a panela, terminando o cozimento do arroz, por pelo menos 15 minutos, fora da chama.
Pronto o arroz proceda da seguinte maneira:
Em uma panela em fogo brando, adicione o óleo wok e salteie cubos de pimentões vermelho, verde, roxo, laranja e amarelo ( se não tiver onde você mora, use o verde e o vermelho), 1 cebola grande em cubos e 3 dentes de alho esmagados. Acrescente um punhado de ervas frescas de sua preferência, picadas, ( podem ser: manjericão, coentro, cebolinha, manjerona, tomilho (meu preferido), orégano, etc) e mais um pouco de oléo wok. Se gostar (eu adoro!) acrescente um pouco de damasco seco picado, mais ou menos uma xícara. Tempere com sal, curry e cúrcuma ou açafrão em pó ( 1 colher (chá)). Adicione um punhado de castanha de cajú e misture em fogo alto. Acrescente o arroz, um pouco de vinho branco e misture bem. Corrija o tempero com o sal. Sirva imediatamente com castanhas e cebolinha polvilhadas por cima. Se quiser enfeite com flores comestíveis, já que estamos na primavera fica legal!!!! A receita é super, bom apetite!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário