sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Risoto integral vegetariano.


Entrei em contato com essa receita na aula de culinária dada pelo chef Renato Caleffi, no shopping Morumbi no mes de Junho, mas só agora é que fui experimentar a receita! Fiz umas modificações e não ficou muito diferente da original mas dei o meu toque juntando um pouco de damasco seco e o óleo para wok do livro " Nigella Express" que adquiri recentemente.
Nele Nigella diz que devemos ter na despensa vários tipos de temperos que podem deixar a nossa comida mais saborosa. Fiz o óleo e achei divino! Numa garrafa pet de óleo de girassol ou outro óleo vegetal coloque mais 50 ml de óleo de gergelim torrado (a venda em casa de produtos orientais), 4 fatias de um dente de alho, um pedaço de gengibre com 6 cm, em fatias, ( dá prá retirar tampinha interna com a ajuda de uma faquinha). Deixe descasar por 48 horas e coe.
Faça o arroz integral da seguinte maneira: Para cada xícara de arroz use 4 de água. lave bem o arroz e deixe secar bem. Sele o arroz sem tempero com um pouco do óleo wok, suficiente para lubrificar bem os grãos. Manter a mesma temperatura do começo ao final. Utilizar água quente; não pode estar fervendo e nem fria. Não mexa o arroz durante o cozimento. Ao formar buracos, como se fosse um formigueiro, quase seco, mas ainda com algumas poças de água e vapor lateral, desligue o fogo e tampe toda a panela, terminando o cozimento do arroz, por pelo menos 15 minutos, fora da chama.
Pronto o arroz proceda da seguinte maneira:
Em uma panela em fogo brando, adicione o óleo wok e salteie cubos de pimentões vermelho, verde, roxo, laranja e amarelo ( se não tiver onde você mora, use o verde e o vermelho), 1 cebola grande em cubos e 3 dentes de alho esmagados. Acrescente um punhado de ervas frescas de sua preferência, picadas, ( podem ser: manjericão, coentro, cebolinha, manjerona, tomilho (meu preferido), orégano, etc) e mais um pouco de oléo wok. Se gostar (eu adoro!) acrescente um pouco de damasco seco picado, mais ou menos uma xícara. Tempere com sal, curry e cúrcuma ou açafrão em pó ( 1 colher (chá)). Adicione um punhado de castanha de cajú e misture em fogo alto. Acrescente o arroz, um pouco de vinho branco e misture bem. Corrija o tempero com o sal. Sirva imediatamente com castanhas e cebolinha polvilhadas por cima. Se quiser enfeite com flores comestíveis, já que estamos na primavera fica legal!!!! A receita é super, bom apetite!!!!

Nenhum comentário: