domingo, 8 de junho de 2008

Sashimi à minha moda...


Essa receita de sashimi, encontrei no site Terra, com o nome de Sashimi à moda do Nobu...acontece que eu modifiquei bem a receita e então passei o nome para Sashimi à moda da Silvana. O peixe que ele pede é o linguado, passei para o salmão pois minha irmã não come peixe crú e inexplicavelmente caiu de amores pelo salmão crú...a quantidade do peixe é outra, o Nobu faz a receita com 160 gramas de peixe (deve ser uma porção individual...faço com um salmão inteiro, mais ou menos uns tres quilos...) e prá não parecer sashimi (por causa da minha irmã) corto todo o salmão em quadradinhos.... A execução e o tempero é o mesmo..
Vamos à receita... ( para 4 ou 5 pessoas)

Mais ou menos uns dois quilos de salmão,
4 dentes de alho picados em quadradinhos,
1/2 xícara (chá) de shoyu,
1/2 limão espremido,
1/2 xícara (chá) de azeite,
1 colher de sobremesa de óleo de gergilim torrado,
1/2 xícara (chá) de sementes de gergelim torradas,
1 maço de cebolinhas verde,
1 colher (sopa) de gengibre cortado em quadradinhos.

Pique os dentes de alho em quadradinhos. Descasque um pedaço de gengibre e corte em fatia finas, as fatias em palitos e os palitos em quadradinhos, reserve. Fatie finamente a cebolinha ou ciboulette, se preferir e reserve. Coloque as sementes de gergelim em uma panelinha e leve ao fogo até estarem levemente douradas, ( eu uso sementes brancas e pretas, o prato fica mais bonito) e liberando o aroma, reserve.Lave os filés de salmão, retire as espinhas do dorso com uma pinça e pique em quadradinhos, reserve.
Misture em um recipiente o suco de limão e o shoyu. Coloque os quadradinhos de peixe em uma travessa plana, sobre eles salpique o alho, o gengibre e a cebolinha. Regue o salmão com a mistura de shoyu e limão. Aqueça o azeite com o óleo de gergelim e despeje sobre o prato todo, às colheradas, sendo que alguns lugares vão ficar cozidos, outros não. Salpique com o gergelim e sirva!

Nenhum comentário: