quinta-feira, 29 de maio de 2008

Massa de pizza da minha mãe!!!!


Essa receita é deixar todo mundo com água na boca. Minha mãe fazia essa pizza todo sábado a tarde e meus primos sempre apareciam para jantar com a gente.

Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo,
1 copo de leite,
2 colheres (sopa) de óleo,
2 colheres (sopa) cheias de margarina,
1 colher (sopa) de pó royal,
sal.
Observação: Se você for fazer a cobertura com champinhons, refogue-os com um pouco de manteiga. Eles vão soltar um pouco de água; reserve essa água dos cogumelos em um copo e complete o copo com leite . A massa ficará deliciosa.


Junte todos ingredientes e amasse um pouco, até a massa ficar bem elástica. Deixe-a descansar coberta com um pano de prato enquanto prepara o molho de tomates.

Molho:
Pique miudinho 6 tomates e bata ligeiramente no liquidificador ( não deixe desmanchar muito). Tempere com sal temperado, pimenta do reino, azeite e orégano.
Acomode a massa na forma de pizza (untada com óleo) e regue-a com um fio de azeite. Espalhe o molho sobre a massa e leve assar, primeiro na grade de baixo e depois na de cima. Quando a massa estiver assada, retire do forno e acrescente as coberturas ( aliche, mussarela, etc...)
Uns tempos atrás, resolvi fazer uma cobertura de pizza que vi sendo vendida no Pão de Açúcar e fiz da seguinte maneira:
Comprei um pouco de alcachofrinhas, você deve tirar as pétalas mais durinhas deixando a alcachofrinha só com as pétalas mais tenrinhas, vá jogando-as em uma bacia com água e suco de limão para elas não escurecerem...(aconselho fazer isso de luvas pois as alcachofrinhas soltam um sumo que deixa a mão tingida!) e cozinhe em água e sal e as corte-as ao meio depois de cozidas. Fatiei em lâminas uma bandeja de cogumelos paris ao natural e levei ao fogo com um pouco de manteiga, reservando o caldo que se formou em um copo, cortei tomates em quadradinhos bem pequenos e os temperei com um pouco de sal, orégano e um fio de azeite, e ralei bastante mussarela.
Coloquei sobre a pizza primeiro os tomatinhos, depois os champinhons , sobre eles as alcachofrinhas e sobre tudo mussarela, polvilhei com orégano e levei ao forno prá derreter . Ficou DIVINA!!!!

2 comentários:

Amelinha disse...

Eu sou a mãe da Silvana....a que faz pizza, só que não tão a miúde como antigamente.... Realmente fica muito boa! Todos gostam... A cobertura mais fácil é a de mussarela, pois é só coloca-la em fatia oou ralada, com abundancia. Regar com um fio de azeite e polvilhar oregano. Sylvio, meu marido enjoou do gosto do orégano e eu tinha que mudar para o mangericão. Ficava ótima também! Parabens, Silvana!

Lena disse...

Uhmmm, uma boa pizza com um bom vinho é "tudo" pra espantar o frio. Será que a minha vai ficar tão boa qto a sua?... te conto depois.

beijinhos,
Lena