segunda-feira, 26 de maio de 2008

Receitas para uma pessoa!!!! Polenta...

Há quase dois anos atrás fui operada por um grande amigo meu o Dr. Nilton Kawahara, pois eu estava com excesso de peso e muitos problemas de saúde.. Consegui emagrecer 30 kilos e com isso ganhei muita felicidade, vontade de viver e acima de tudo uma Auto Estima lá nas alturas... Fiquei pensando hoje o dia todo: "Uma gastroplastizada se metendo a escrever um blog de culinária!!!!!" Mas também ponderei que cozinhar sempre foi o meu maior prazer, e hoje em dia não consigo comer muito, mas adoro comer refeições gostosas e bem feitas. Moro sozinha e cozinho prá mim, pratos as vezes prá uma pessoa, na maioria das vezes. Ou faço as receitas normais e congelo em pequenas porções , no meu freezer... Hoje fiquei pensando em postar minhas receitas prá uma pessoa, uma boa idéia prá quem vive sozinha como eu, e não quer ficar enchendo o freezer!
Então lá vai...

Polenta:
3 colheres (sopa) de fubá ou Polentina,
2 xícaras de água,
1/4 de caldo de carne ou um pouquinho de caldo de carne em pó (daqueles sem gordura),
sal (se necessário),
salsinha bem picadinha,
nóz moscada ralada.

Juntar todos os ingredientes e levar ao fogo bem baixo em panela convencional.Mexa até começar a ferver e engrossar. Se quizer uma polenta mais mole pode acrescentar um pouco mais de água.Multiplique esta quantidade pelo número de pessoas que irão se servir do prato.
Sirva coberta por molho de tomates e queijo parmesão ralado.

Cuscuz de frango, ou atum ou sardinha.
Ingredientes:

  • 90 gramas de frango ou 1 lata de atum light ou 1 lata de sardinha,
  • 1 ovo cozido,
  • 2 colheres (sopa) de ervilhas,
  • 4 colheres (sopa) de farinha de milho,
  • 2 tomates (sem pele e sementes) picados,
  • 2 cebolas raladas,
  • 2 xícaras (chá) de água,
  • azeitonas picadas a gosto,
  • 2 talos de palmito,
  • sal e salsinha.


Cozinhar o frango em água e sal. Reservar metade da água. Colocar o frango desfiado e a farinha de milho para cozinhar com a água reservada ( se necessário colocar mais água). Juntar a cebola, salsinha, ervilha, azeitonas, palmito, ovo picado e o tomate. Colocar em um pirex pequeno untado com um pouco de óleo e desenformar depois de frio. No prato enfeite com alface cortada em tirinhas.

Macarrão Chines.
Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de macarrão cozido,
  • 200 gramas de carne em pedaços,
  • 2 xícaras (chá) de repolho picado,
  • 1 xícara (chá) de cogumelo picado,
  • 1 xícara (chá) de broto de bambu,
  • 3 colheres (sopa) de molho de soja,
  • 1 cebola picada,
  • cebolinha e salsinha a gosto,
  • sal,
  • 1 colher (chá) de maizena.


Refogar a cebola, o alho, a cebolinha, a salsinha, o sal, o repolho, o salsão, e o broto de bambú. Reserve. Refogar a carne até dourar, juntar o cogumelo e o molho de soja. Misture os dois refogados e se quizer engrosse com a maizena dissolvida em um pouco de água. Acrescente essa mistura ao macarrão cozido. Esse macarrão pode ser um miojo, por exemplo. Sirva quente.

Refogado Chines
Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de camarão,
  • 1 filé de frango cortado em quadradinhos,
  • 1 bife de lombo,
  • ervilha torta a gosto,
  • acelga a gosto,
  • pimentão a gosto,
  • cogumelos a gosto,
  • 1 colher (chá) de saquê,
  • 1 colher (sopa) de molho de soja,
  • 1/2 copo de água,
  • 1 cebola picada,
  • 1 colher (chá) de maizena dissolvida em um pouco de água,
  • salsinha e cebolinha,
  • sal a gosto.


Refogar o camarão, frango, lombo, cebola, e saquê. Depois de dourar, colocar água e deixar cozinhar. Acrescente a ervilha torta, acelga, pimentão, cogumelo, deixando refogar. Tempere com o shoyo, acrecente a maizena e deixe cozinhar um pouco. Prove o sal e acrescente-o se nescessário. Polvilhe salsinha e cebolinha .

Bom, por hoje é só...

13 comentários:

Anônimo disse...

obrigada, era tudo o que qeu queria. É a primeira vez que moro sozinha também e venho de uma família muito grande, e não estava acostumada a fazer pequenas porções. Suas receitas me ajudaram muito.
Valeu !!!!

Gabriel Marins disse...

Muito Obrigado! Estou fazendo faculdade em outra cidade e tenho enfrentado poblemas para cozinhar apenas para mim. Como você, não gosto de comer muito, gosto de comer bem.
Você nem imagina o quanto seu blog, está sendo uma "mão na roda" para mim. Muito sucesso...

Gabriel Marins
gabriel.marins.s@gmail.com

disse...

Querida, você é uma exceção na internet! Parabéns pela criatividade. Sempre que procuro receitas na internet acho apenas em grande quantidade, o que para mim não é viável. Brigada pelo seu blog, me ajudou muito, era exatamente o que eu procurava.

Claudia disse...

Amei a receita de polenta para uma pessoa. Também costumo cozinhar só para mim, ou para duas pessoas e tenho dificuldade com as receitas grandes! Me tornei sua seguidora. Abraço.

Débora disse...

Que legal a receita da polenta, vou fazer já!! Meu marido leva marmita para o trabalho e nem sempre eu quero comer as mesmas coisas que ele.. hj por exemplo estou com um frango no forno e imaginando ele com uma polentinha... bora pra cozinha! 😊

Profa. Nicolle disse...

Obrigada, você me salvou!!!!

Anônimo disse...

Sua ideia de receita para uma pessoa é maravilhosa. Adorei a da polenta e do cuscuz.

Gesiane disse...

Muito obrigada pelas dicas, fazer almoço para um adulto e uma criança nunca é fácil, suas receitas me ajudaram e muito!! Gesi

Unknown disse...

Como é bom achar uma receita de polenta para uma pessoa, meu esposo não gosta e acabo não fazendo, como hoje estou fazendo macarrão a bolonhesa, vou aproveitar para fazer pra mim! 😘😘😘

Unknown disse...

Amei, muito obrigada. Polenta top

Anônimo disse...

Muito Obgada pela receita deliciosa😋😋😋

Anônimo disse...

ADOREI A RECEITA DA POLENTA FIZ NA MESMA HORA. FICA UMA DELÍCIA 😋😋😋 MUITO OBRIGADA 😍

Anônimo disse...

Amei! Muito obrigada!