terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Sorvete pralinê de amêndoas.

Ingredientes:
  • 150 gramas de açúcar,
  • 5 gemas,
  • 1/2 litro de creme de leite fresco,
  • 250 gramas de amêndoas peladas e picadas,
  • 250 gramas de açúcar,
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha,
  • 1/2 litro de creme de leite fresco batido como chantily.
Bata na batedeira as 5 gemas (passadas pela peneira) o açúcar (150 gramas) até ficar um creme. Coloque esse creme em uma panela, acrescente o creme de leite fresco (1/2 litro) misture bem e leve ao fogo brando, mexendo sempre. Retire do fogo antes da mistura ferver, acrescente a baunilha e deixe esfriar.
Enquanto isso, coloque em uma panela o açúcar (250 gramas) e as amêndoas ( não gosto muito do sabor das amêndoas por isso no meu sorvete coloquei nozes e castanhas meio a meio), leve ao fogo mexendo sempre até ficar com cor de caramelo. Despeje em um mármore (não tenho mármore na minha pia então coloquei em uma assadeira untada) untado e deixe esfriar. Depois de frio triture com o rolo de abrir massa até ficar bem moído ( bati com martelo de carne).
Ao creme de gemas já frio, misture o pralinê e 1/2 litro de creme de leite fresco batido como chantily. Coloque em uma forma de pão de forma forrada com filme plástico ( o truque para o filme aderir à forma é ela estar úmida!)

Calda de caramelo.
  • 1 xícara (chá) de açúcar,
  • 1 colher ( sopa) de glucose de milho,
  • 1 xícara de creme de leite,
  • 3 colheres (sopa) de manteiga,
  • essência de baunilha.
Coloque em uma panelinha 2 colheres (sopa) de manteiga, o açúcar e a glucose. Leve ao fogo misturando até obter um tom caramelo claro. Retire do fogo e crescente o creme de leite aos poucos, mexendo com um batedor de claras. Volte ao fogo e cozinhe até obter uma textura lisa e cremosa.
Retire do fogo e acrescente a manteiga restante ( 1 colher de sopa) e a essência de baunilha. Misture bem e deixe esfriar.

Calda de chocolate.
  • 3 xícaras de achocolatado,
  • 2 xícaras (chá) de água,
  • 1 colher (sopa) rasa de manteiga.
Leve ao fogo apenas prá derreter o açúcar e a manteiga, mexendo sempre.

9 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Estou conhecendo hoje seu blog, e logo encontrei essa receita que deve ser uma delícia.
Parabéns pelo blog e votos de feliz ano novo.

Fabrícia disse...

Sil que luxo essa receitoca. Muito obrigada pelo carinho la no meu cantinho. Um Ano Novo cheio de paz para ti.
Beijos

Adriane Lopes disse...

Olá! Ganhei um presentinho e gostaria de compartilhar com você.
Amei seu blog. Já te linkei. Passa no meu blog para pegar. Beijinhos Adriane

Artes da Ló disse...

Querida amiga seguidora tenho uma surpresinha pra vc no meu cantinho,beijos tenha um domingo iluminado!

Alessander Guerra disse...

Muito obrigado pela indicação. Fico feliz que goste de visitar o Cuecas na Cozinha. Te espero sempre para um bate-papo.

abs
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.com

Lena disse...

Olá! Ganhei um presentinho e gostaria de compartilhar com você.
Amei seu blog. Já te linkei. Passa no meu blog para pegar. Beijinhos Silvana.

UÉ menina, ta me estranhando,olha só o que vc escreveu p/ mim, até parece que a gente não se conhece, ta doida??? kkkkkkkkkkk
bjão,
lena

Lena disse...

Querida esse sorvete deve ser demais, mas acho que não tenho talento para faze-lo, vem fazer p/ mim vem?? !!!
bjão p/ vc !! Vai p/ Marília?

Lena disse...

Ola queridinha, obrigada pelo presente, adorei, vou posta-lo ja ja,não te mandei o "contrato de amizade" que coloquei no meu blog porque o nosso contrato é VITALÍCIO.
bjão
lena
ARTE PURA !!!

Lena disse...

Oiiiiiiiiiii, fiz um blog p/ colocar os selinhos, mimos, etc
Coloquei um presentinho p/ vc la.
bjs,
leníurius
http://lena-presentinhos.blogspot.com

(não consigo fazer blog c/ nome curto!)