sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Alecrim- Sabor de alto astral!!! Espaguete rápido.



Além de temperar muitos pratos, o alecrim é apontado como medicamento natural contra vários males, inclusive a tristeza!! Nativo das praias mediterrâneas, o alecrim foi usado pelos gregos antigos na culinária e na cura de doenças como o reumatismo. Também era amigo dos estudantes , que o prendiam atrás da orelha por acreditar que ativava a memória (imagine só!). Tomar uma xícara de chá de alecrim todos os dias levanta o astral, já dizia minha avó! Seu nome latino confirma a origem: Rosmarinus officinalis. Ros marinus quer dizer " orvalho que vem do mar". Cheiroso, cresce na forma de um arbusto que chega a 1 metro de altura. Tem folhas pequenas, acinzentadas, compridas, estreitas e duras, como espinhos- que não ferem, só perfumam. Quando aqui chegou, pelas mãos dos portugueses, ganhou novas propriedades, como a de afastar mau-olhado, inveja, tristeza e desânimo. Conta-se que o povo da roça pitava (fumava) suas folhas secas no cachimbo para aliviar ataques de asma. Também as torravam e aspiravam a fumaça para descongestionar os brônquios. Os franceses o incluíram na composição de ervas mais famosa da culinária ocidental, as Herbes de Provence- associado ao tomilho, louro, manjericão e segurelha. Quem gosta de cozinhar não o dispensa nos peixes, eu adoro colocá-lo no tempero de carnes suínas, acompanhado de alho, sal e um pouco de aguardente! Também fica ótimo em massas, cogumelos e legumes em geral.

É muito fácil cultivar o alecrim, pois ele pega de galho. Deixe o vaso numa janela que receba o sol da manhã e regue diariamente, pois essa planta gosta de água- mas sem exageros.

Para um presente especial experimente mergulhar um galho de alecrim fresco , bem lavado e enxuto, num vidro de azeite de oliva extravirgem. Deixe amadurecer por uns dias , bem fechado, num armário escuro, e depois utilize regando saladas, peixes e massas. É um delicado presente para amigos que gostam das coisas boas da vida!

Espaguete rápido

Para experimentar o alecrim na culinária, siga a dica da chef Rejane Werlang, do Caroline Café, no Rio de Janeiro, acrescente-o a um molho de shitake para massas.

É só refogar o cogumelo com cebola na manteiga, juntar um caldo de frango e cozinhar por 10 minutos. Depois basta juntar as folhinhas de alecrim e pimenta calabresa moída, mexer e colocar sobre o espaguete ou massa de sua preferência- cozida al dente é claro!!!!

Matéria extraída da revista Claudia Cozinha, escrita por Rosa Nepomuceno.

Nenhum comentário: